Segunda à Sábado 10:00-14:00, 15:00-19:00

Eu, tu e a nossa pele

Eu, tu e a nossa pele

EU, TU E A NOSSA PELE 2024
 

PROJETO SOCIAL

QUEM SOMOS

A Mima Cosméticos é uma marca portuguesa de cosméticos naturais criada há mais de 3 anos por duas irmãs: Guiomar e Shirley Coelho de Mendonça. 

 

Oferecemos às pessoas a oportunidade de encontrar beleza e bem-estar através de cosméticos produzidos com ingredientes naturais e orgânicos, obtidos através de uma interação equilibrada entre o homem, a natureza e o ambiente.


Os nossos cosméticos são elaborados com ingredientes cuidadosamente selecionados para cuidar da saúde da pele, cabelo e do equilíbrio entre corpo, mente e espírito. O desenvolvimento e embalagem dos produtos seguem o princípio da sustentabilidade.
 

MISSÃO
A nossa missão é desenvolver e fornecer cosméticos com ingredientes naturais e orgânicos que proporcionam equilíbrio e bem-estar aos nossos clientes. Destacamo-nos pela qualidade dos nossos produtos, excelência no atendimento ao cliente, respeito pelos fornecedores e pelo ambiente, e responsabilidade social.
 

VISÃO
Ser reconhecidos a nível mundial como uma empresa inovadora no desenvolvimento de cosméticos naturais e orgânicos, com excelência na qualidade dos nossos produtos e serviço ao cliente; buscando sempre, na nossa atividade, o respeito pelos clientes, fornecedores e pelo ambiente.

VALORES
Somos guiados pelos nossos valores em todas as ações e decisões que tomamos, comprometendo-nos a trabalhar com:
-Integridade (ética e honestidade)
-Respeito pelos clientes, parceiros e pelo ambiente
-Excelência na qualidade dos nossos produtos e serviços

PROJETO SOCIAL “Eu, tu e a nossa pele”
Há cerca de 1 ano, criámos objetivos para atuar na área social com o objetivo de contribuir com algo na nossa sociedade e de transformar a vida de algumas pessoas.


Realizámos estudos de mercado e percebemos que, no mercado europeu, existem poucas possibilidades para cuidar da pele daqueles que mais necessitam de cuidados corporais: A POPULAÇÃO ALBINA! Decidimos então começar a atuar a partir das nossas raízes: Guiné-Bissau.


Contactámos uma associação que trabalha com albinos e identificámos 50 indivíduos albinos, maioritariamente crianças, com os quais pretendemos trabalhar inicialmente.
 

POR QUE O ALBINISMO?
Os obstáculos para as pessoas albinas começam desde a infância e quanto mais cedo e com mais frequência se tiver cuidado para evitar a doença, melhores serão as condições de vida dos albinos. Se cuidarem de si, usarem corretamente o protetor solar, produtos específicos para a sua pele, tomarem todas as precauções, chegam à idade adulta com a pele perfeita. Assim conseguem fazer uma vida normal, como qualquer outra pessoa.


As principais complicações clínicas do albinismo são a baixa visão, as queimaduras e, consequentemente, o cancro da pele. Normalmente, quanto menor a quantidade de melanina produzida pelo corpo, maiores são as possibilidades de uma pessoa desenvolver este tipo de cancro.


Além disso, existem muitas possíveis complicações no que diz respeito às relações sociais em que as pessoas com albinismo se veem envolvidas. Isto deve-se ao facto de que, em muitas comunidades africanas, ainda existem preconceitos e tabus que envolvem a pessoa albina. 

 

Alguns acreditam que é o resultado de uma maldição ou um sinal de mau agouro. Outros argumentam que o albinismo também causa problemas de natureza mental, provocando discriminação nas escolas e no mercado de trabalho.


Os custos de aquisição de protetores solares na Guiné-Bissau, país-alvo do projeto, são altíssimos, onde o salário mínimo estabelecido é de 90 euros, enquanto um frasco de protetor solar SPF 50 custa entre 20 e 25 euros, o que torna a compra inviável para a maioria.
 

Por toda esta dificuldade, a nossa empresa decidiu trabalhar em parceria com uma associação de albinismo na Guiné-Bissau e oferecer 50 cremes corporais para os albinos, desenvolvidos com ingredientes naturais e veganos.


OBJETIVOS
1. Contribuir com o conhecimento sobre o tema e o consequente fim dos preconceitos e tabus em torno do albinismo no contexto africano;
2. Melhorar a qualidade de vida das pessoas com albinismo e prevenir o cancro;
3. Facilitar o acesso a cremes corporais, bonés, óculos e outros artigos que promovam a proteção da pele das pessoas com albinismo;
4. Promover debates e propostas a favor dos direitos dos albinos e campanhas de sensibilização da população em rádio, televisão, jornais, revistas, etc.
5. Facilitar o acesso a consultas médicas e oftalmológicas;
6. Contribuir para a promoção da dignidade humana das pessoas com albinismo e a sua interação com a sociedade não albina;
7. Interceder pela comunidade albina junto às instituições do Estado em busca de apoio moral, criação e cumprimento de projetos de lei para minimizar os problemas fundamentais que os afetam;
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apoiar inicialmente 50 pessoas com albinismo na Guiné-Bissau através da doação de 50 frascos de cremes corporais naturais a partir de junho de 2023.
  • Celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Albinismo, declarado em 13 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2015.
  • Promover conferências, oficinas e encontros com albinos e não albinos na Guiné para acabar com os preconceitos e mitos que interferem na dignidade humana e na consequente interação com a sociedade.
  • Prevenção do cancro.
     

ATIVIDADES PARA O PROJETO

  • Arrecadação e doação de cremes corporais e artigos para a proteção da pele e a prevenção do cancro;
    Recolha e doação de óculos;
  • Atrair profissionais voluntários para consultas dermatológicas e oftalmológicas gratuitas;
  • Promoção de palestras de sensibilização e valorização da pessoa albina;
  • Produção de material gráfico e audiovisual para o Guia para Pais e Professores de Crianças com Albinismo;  
  • Produção e doação de bonecos albinos para crianças e mulheres.
Ir para o topo